Recentemente uma leitora me fez uma pergunta bastante peculiar e achei melhor trazer essa resposta em forma de texto, já para outras namoradas como ela entenderem todos os sinais. É fácil encontrar essa dúvida pela internet, mas mais fácil ainda é ver gente que passa por isso sem saber. Quando o amor tem sinais de possessividade, acredito firmemente que não é amor, é posse. Simples. A palavra em si já explica tudo, não é mesmo? Bom seria se fosse tão fácil assim…
A dúvida da leitora foi a seguinte: “Quando o namorado é possessivo, se mostra muito ciumento, não deixa você fazer muita coisa… enfim, nós podemos perceber certos sinais antes disso? Quais?” ela também falou de namorados(as) que são um amor de pessoa com todo mundo, mas que quando termina ele ou ela faz alguma loucura que acaba em desastre. Os jornais estão aí pra provar isso.
Veja bem, pra esse tipo de coisa acontecer algo deve ter acontecido antes. Ele deve ter demonstrado esse sentimento perigoso durante o relacionamento, a gente é que não quer ver. Na maioria das vezes não queremos mesmo. Nós sempre temos medo dos finais quando estamos em algo bom, o que acaba por nos deixar um pouco cegas. Não que você tenha que ficar na neura, achando que qualquer coisinha que ele fez ou faz é um sinal de que algo pior está por vir. Não! Pelo amor de Deus, vamos tirar isso da cabeça. Romance tem que ser aproveitado. Amor deve ser desfrutado. Mas como eu disse, os sinais estão aí, e muitas vezes bem na cara.
Um exemplo clássico pra isso é a roupa, se você usar ela muito curta já é considerada alguém que não merece respeito. Ele reclama, ameaça, usa de todos os meios pra dizer que você está errada e não ele. Afinal, quem veste esse tipo de roupa tá pedindo. Só-que-não. E se você não fizer o que ele mandar, ele acaba sendo extremamente irritante e usa chantagem emocional pra cima de você. Você precisa dizer quando vai sair, que horas, com quem e quando vai chegar em casa. Exatamente isso, ele vai pedir os nomes de cada pessoa que estará com você. Aquele espaço e liberdade que você tinha antes vai sumir aos poucos, ele vai pegar todas as senhas das redes sociais e olhar seu histórico de navegação.
Ele vai fazer de tudo pra ser só seu, nada de amigos e família pra atrapalhar o relacionamento de vocês. Pode até fazer você brigar com eles, até mentir pra conseguir isso. Ele fica louco quando o assunto cai em outros homens ou mulheres, afinal você é só dele e ele só seu. Você não pode mais receber nenhum outro telefonema, sem ser dele, nenhuma mensagem, nenhum pedido de amizade porque ele vai querer saber o porquê. Ele é grudento, mas não do tipo “to com saudade”, mas do tipo que tem que “checar” quando você está fora. Ele consegue te manipular facilmente, quando você acha que está com a razão ele te faz pensar o contrário. Você é a errada e pronto. E o pior de tudo: Ele fala que tudo isso é amor.
Se esses sinais não forem o suficiente pra vocês verem que a pessoa ao seu lado não é boa, e que pode ser um tanto extrema se algo “acabar”; não sei mais o que fazer. Está tudo aí. Os sinais estão bem claros. Acredite se quiser. Você pode escolher ficar com ele mesmo assim, pode escolher mudá-lo se ele aceitar, e pode acabar com tudo antes que fique pior.
Apenas faça com que não fique pior.