Olá, leitoras! No conselho entre amigas de hoje vamos falar um pouquinho sobre política. Ou melhor, vamos ajudar uma leitora que está tendo dificuldades no relacionamento por causa disso. Opiniões distintas sobre política é um assunto bem delicado e tenho certeza que a leitora C.S precisa ouvir várias opiniões sobre isso. Quanto mais, melhor.
Vamos lá?
Oi meninas, espero que vocês me ajudem…
Namoro há quase 2 anos, e, nesse onda de política, eu e meu namorado começamos a nos desentender muito por termos opiniões extremamente diferentes. O candidato político que ele defende tem alguns discursos que ferem meus valores, mas as condutas do meu namorado nunca me deram algum motivo pra me preocupar com isso, porque ele, em si, nunca feriu meus valores. Mas eu não consigo deixar pra lá isso, levar em conta só quem ele é, pois ele apoia fortemente esse candidato, o que me deixa com muito receio. Não sei o que fazer. Não quero mudar a opinião política dele, porque devo respeitar nossas diferenças, mas não sei como reagir.
Me ajudem!
Olá, C.S!
Olha, política é um assunto muito delicado. Mas sabe aquele ditado que fala que política e religião, ninguém põe a mão? Então, é mais ou menos isso. Não tô dizendo pra você não discutir sobre isso, aliás, as pessoas devem discutir sim e se manterem por dentro desse mundo, mas pensa bem, isso em um relacionamento é um pouco perigoso. Se você diz que ele em si não feriu seus valores, mas a opinião dele sobre a política sim é só porque ele pensa diferente.
Olha só, eu não acho legal misturar política com relacionamento, e nem acho legal mudar a opinião do parceiro só porque você pensa diferente sobre uma determinada coisa. Tanto ele como você não podem fazer isso. Cada um tem o seu direito de pensar diferente e isso não compromete o modo de agir. Se 60% das pessoas apoiam tal partido e os outros 40% apoiam outro, a opinião de ambos vai continuar. Mesmo o número de um sendo maior. Porque a certeza deles está naquele pensamento e pronto, é a opinião deles, mesmo se o candidato que apoiam perder e ser claro que ele não fará o que diz.
A opinião de uma pessoa leva em conta muitas coisas e há muitos motivos para que ela tenha essa opinião, motivos esses que não é necessário que a outra pessoa saiba, porque pode não entender.
E só porque ele apoia um candidato que você não gosta ou não apoia, não significa que ele pensa errado ou que ele pode fazer algo que você não goste porque está apoiando essa pessoa. Só significa que essa é a opinião dele. Você só tem que respeitar e aceitar. Tanto você, quanto ele. Não vai ser sempre que ele vai pensar igual a você e isso não vai significa que ele está errado. O pensamento dele só é diferente, assim como o seu.
Espero ter ajudado. Debater sobre política é sempre bom, mas aceitar a opinião do outro é melhor ainda. Ninguém pensa igual, o certo e errado pode variar muito de pessoa em pessoa, mas você não pode fazer com que o seu pensamento seja o certo só porque você pensa assim. Assim como ele também não pode fazer isso. Se ambos entenderem isso e conversarem só pra saber a opinião e os motivos (mesmo não concordando), o relacionamento ficará muito mais leve.
Será que você, leitoras do namorada criativa, pensam diferente? Pensam igual? Comentem e deixem a opinião de vocês aqui, tanto eu quanto a C.S vamos adorar ler!