Essa semana a leitora L.A me mandou um e-mail muito interessante sobre sonhos e decisões que podem arriscar seu relacionamento. Já é difícil falar sobre esses assuntos separados, agora imagina colocá-los juntos? Assunto difícil e quase polêmico ou não? Será que exagerei? Isso só vocês podem decidir, ajudando ela pelos comentários. Vamos lá?
Estou em um relacionamento prestes a fazer 3 anos de namoro. Eu tenho 20 anos e meu namorado 24. Nesse tempo todo de namoro tivemos uma relação bem calma, mas nesses últimos 6 meses tudo virou de cabeça pra baixo, começamos a brigar muito, eu temendo em até terminar o relacionamento, e isso tudo começou quando meu namorado surgiu com ideia de fazer um intercâmbio, pois não está satisfeito com a vida aqui e é um sonho dele. A princípio a ideia era esperar eu terminar a faculdade (só falta 1 ano e meio), mas eu não tenho essa vontade de fazer intercâmbio, as brigas começaram daí, com esses objetivos de vida diferentes, e o que mais me deixou chateada foi ele decidir tudo isso sem a menos sentar pra conversar comigo sobre o que eu queria. O problema começou a piorar depois, meu namorado mudou de ideia! Quer ir sozinho no próximo ano, diz que pela idade dele não dá para esperar o tempo passar mas novamente ele não conversou comigo, não me perguntou o que eu achava da ideia, foi decidindo tudo sozinho, já está com ideia fixa na cabeça! Essa história toda abalou nosso namoro. Isso tudo me deixou enlouquecida, pois a princípio me garantiu que não me deixaria aqui de jeito nenhum, e do nada os planos mudaram, eu não sei o que eu faço, se realmente vai dar certo esse namoro a distância, não sei se vou aguentar ficar longe dele por um tempo longo, mesmo sabendo que o que ele quer é conseguir um vida melhor pra gente! Será que é egoísmo da minha parte não querer que ele vá? O que eu faço?
Olá, L.A!
Nossa, amiga. Relacionamento + sonhos, são coisas difíceis de falar, agora imagina juntar esses dois? É mesmo complicado. Mas vamos lá! Na minha pequena opinião, me imaginando aí no seu lugar, eu consideraria a ideia dele fazer intercâmbio por simplesmente ser o sonho dele. Ele agiu errado não conversando com você sobre isso? SIM, muito, isso não se deve fazer. Foi um erro bem grande dele, pois se ele queria que você fosse junto, por que esconder isso e só contar depois? Por que não conversar com você na hora? Você também tem escolhas e ele não deveria ter escolhido por você.
Okay, dito isso, eu me pergunto agora: E as escolhas dele? Você sabe que o intercâmbio é um sonho pra ele e que ele tem e DEVE ir atrás do que quer e o que é bom não só para ele, mas para vocês dois como você mesmo disse no final desse texto. Você acha que ele apoiaria seus sonhos também? Por mais loucos que sejam? Eu acho que isso é uma das provas do amor, sabe, apoiar. Apoiar as decisões que a outra pessoa toma e criticá-las quando essa decisão estiver errada. Só que veja só, eu não acho que há algo errado aqui. Ele tomou a decisão dele, é o sonho dele, é o que ele quer pra vida e é algo que ele tem que fazer para garantir o futuro dele. Sonhos não são coisas fáceis de serem alcançadas, vai precisa de tempo, paciência e muita força de ambos, mas já vi muitos, muitos casais que passaram por isso e ainda estão juntos. Por que não? Isso não é algo impossível.
Sem contar que o intercâmbio não é para sempre, né? Você acha que seria legal proibir ele de fazer o que quer? O que é bom pra ele? Acha que ele te proibiria se isso acontecesse com você? Se ele fizesse isso com você amiga, eu lamento dizer, mas então ele não é o cara certo. E acho que se você fizer isso com ele, mesmo ele estando muito errado não te avisando das decisões e tudo mais, você também seria errada nessa parte, não seria?
Mas essa é só a opinião de uma pessoa que não leu nem metade da sua história, então só quem pode decidir isso e saber o que é realmente certo, é você. Tente conversar novamente com ele, veja qual será o seu plano o que você vai fazer após terminar a faculdade e quanto tempo ele pretende ficar fazendo o intercâmbio dele. Analise as possibilidades, lembre-se que nada é impossível para o amor “ah, mas que frase mais clichê e boba, Kézia”, mas vai dizer que não é verdade? Se ambos realmente se amam como notei no texto, isso será só uma parte das grandes histórias que futuramente vocês contarão para seus filhos. Espero ter ajudado (ou não), mas espero pelo menos ter conseguido tirar algumas dúvidas que senti lendo seu e-mail. Claro que essa não será a única coisa que você vai ler, terão vários comentários sobre isso e espero que eles possam te ajudar ainda mais. Fique bem, e boa sorte!
♥ ♥ ♥
Agora é a hora de vocês ajudarem a L.A nesse assunto. O que acham sobre isso?
Saiba como enviar a sua pergunta aqui.