Muita gente que vive um relacionamento de longa data sabe como é difícil manter o amor firme e forte. Precisamos saber conversar, ter paciência e muita criatividade. A leitora G.E está passando por esse problema, ela acha que o amor está sumindo, mas será mesmo isso?
Namoro a praticamente 5 anos e muita coisa mudou desde o início. Meu namorado é uma pessoa bem fechada e não interage muito com as pessoas, e isso me inclui também. No início do namoro ele era bem carinho e romântico e apesar de termos poucas coisas em comum, conseguíamos manter uma conversa razoável. Com o passar do tempo foi havendo brigas, mas a gente sempre conseguiu se acertar. Mas nos últimos tempos tenho reparado que ele mudou muito e que isso acabou me afetando. Nós raramente nos vemos por conta do serviço dele, e quando podemos ficar juntos mal conversamos, por falta do que falar mesmo. Ele continua muito fechado comigo, mas vejo que tem conseguido ser mais sociável com outras pessoas, o que me deixa bem triste. Eu confio nele, sei que não me trairia, mas isso não deixa de me incomodar. Mas o que mais me incomoda é o fato dele não se abrir comigo, e depois de algumas situações que vivenciamos, tenho começado a pensar se ele realmente quer esse relacionamento ou se apenas acostumou com a situação, já que sou a primeira namorada séria dele. Tento conversar sobre o assunto, mas ele sempre diz que é bobeira minha, então não sei mais o que fazer. 5 anos é muito tempo junto, e eu o amo demais, mas não quero continuar numa relação em que parece que apenas eu me esforço para que ela continue. Sei que as pessoas mudam com o tempo, eu também mudei demais, mas não sei se é normal ele ser tão fechado assim e não termos assuntos para conversar. Acabou que comecei a ficar bem paranóica com isso, o que tem me tirado a atenção nos meus afazeres. Sou uma pessoa de autoestima muito baixa e que acha que não mereço estar com ele, porque apesar de tudo, ele é uma boa pessoa. Sei que preciso trabalhar isso e sei também que esse pode ser o motivo que me faz pensar tantas besteiras. Muita gente começa a falar de casamento, nós também já conversamos sobre isso e ele fala que quer construir um futuro comigo, mas tenho medo de acreditar e me decepcionar mais para frente. Gostaria muito que vocês me dessem dicas do que posso fazer para passar essa sensação ruim que ando sentido, e se isso é normal quando se está junto a bastante tempo. Não sei se é a pressão de um relacionamento a distância, se é meus problemas comigo mesma ou se é porque eu sinto que temos tantas coisas diferentes e que isso pode atrapalhar o nosso futuro. Eu sei que ficou confuso, mas se puderem me ajudar vou ficar bem feliz. Beijos e desejo cada dia mais sucesso ao blog.
Oi, G.E!
Olha, 5 anos é realmente bastante tempo, mas não é nada comparado com o tempo que vocês jurarão quando se casarem, afinal, já estão pensando nisso e é isso o que ele também quer, né? Não acho que o que tá faltando ai seja amor, talvez seja só a monotonia mesmo. O fato dele não conversar muito com você é quase como se fosse uma falta de assunto, não de amor.
Se ele diz que quer casar com você e estão há tanto tempo juntos e principalmente, se você confia nele ao ponto de namorar a distância, não vejo por que o relacionamento sofreria alguma coisa. Em muitos casos, longe ou não, o que diminui qualquer relacionamento é a falta de criatividade. Não importa se você é vizinha dele ou se ele mora a 2mil km de distância. O relacionamento nunca será bom se ambos não manterem um papo bom.
Sabe o que dizem sobre relacionamentos? Eles não sobrevivem com aparências. A conversa, a ligação que vocês sentem juntos, o carinho e a intimidade são fundamentais para manter isso forte. Não se preocupe e não tenha medo de perder ele, garanto que se isso acontecesse ele iria te falar, iria dizer que algo estava errado. Outra coisa, não pense que você não merece estar com ele, por favor, você merece e tem todo o direito disso porque VOCÊ o conquistou. Ele se apaixonou pelo seu jeito de ser, pela garota incrível que você sempre foi ao lado dele. Você só não acha que continua a ser incrível, mas você é! O relacionamento pode até estar chato agora, mas nenhum relacionamento é 100% ótimo, é claro que chegará um momento que ambos precisarão inovar.
Você já pensou em fazer algo diferente com ele? Sair da sua rotina? Sair até mesmo da sua zona de conforto? Aqui no site temos várias sugestões e dicas para parar com a rotina do namoro. Algumas que posso sugerir para você agora:
– Tente fazer piquenique com ele, arrume algumas coisas gostosas para comer, leve uma câmera para registrar o momento e converse sobre tudo o que você gostaria.
– Faça um jantar romântico.
– Invente um jogo legal, só para os dois
– Vão para a lagoa, ao cinema, lanchonete, saiam de casa com os amigos ou só os dois, mas não fiquem parados!
– Já tentou planejar uma viagem com ele? Seria algo MUITO legal para se conversar
– Cozinhe junto com ele, invente algo gostoso (ou não)
São só algumas sugestões básicas, mesmo que ele more longe, você ainda pode fazer essas coisas quando encontrar com ele e se o problema for o papo, tente falar sobre tudo. De como foi a escola, seu trabalho, o que sua mãe fez no almoço e como você comeu horrores, fale sobre o tempo, sobre o que você planejou e não conseguiu fazer, pergunte sobre tudo, do que ele comeu hoje e o que pensa fazer amanha, tenha curiosidade sobre ele e sobre vocês. Dizem que nos relacionamentos, a pressa é a inimiga da perfeição, já a curiosidade é a amiga dela.
Espero ter te ajudado ao menos um pouquinho. Um grande beijo, boa sorte e fica bem!
♥ ♥ ♥
Agora é a hora de vocês ajudarem a G.E nesse assunto. O que acham sobre isso?
Saiba como enviar a sua pergunta aqui.