Vem cá, pode confessar, estamos entre amigas. Sei que você já sofreu por um carinha que não queria “mais de você”, que só queria o seu lado bacana, o lado amiga, o lado palhaça, aquele lado “tô contigo e não abro”, que todo guri fala pra alguém quando quer só amizade. É isso mesmo, A-M-I-Z-A-D-E, você acabou de, como diria Joey para Ross, em Friends, ser colocado na área da friendzone.
Mas calma amiga, vim aqui te ajudar nessa desilusão de quase amor.
Eu não largo mão daquele amor que foi dado antes pela amizade, pelo contrário, eu acho super fofo e apoio, mas tudo tem seus pós e contras. Pode dar certo, e pode não dar. A questão é que a gente não sabe nada se não tentarmos algo, e não fique triste com ele por não querer tentar, às vezes ele não quis por medo. Não é todo mundo que aguenta o fim de um amor. Se esse lance entre vocês não desse certo, você acha que voltaria a falar com ele como antes? Algumas pessoas conseguem manter a amizade facilmente, já outras não. No caso, esse seria o medo dele.
A questão é: se eu já tive força o suficiente pra me declarar para ele, como vou ter força para ouvir tantas declarações que não são para a mim?
Todo tipo de sentimento é complicado, tudo que é intenso é complicado, na verdade. Principalmente quando dado de maneira ilusória, mas você e ele devem saber valorizar isso. Como assim, Kézia? Tá na cara que se você disse pra aquele seu amigo que o ama, ele NÃO PODE, não importa quão firme é a amizade de vocês, ele não pode chegar contando que saiu ontem a noite, que se divertiu, que ficou com umas meninas… Eu não sei o que passa na cabeça de alguns garotos quando fazem isso. Mas a sua ainda tá sofrendo e você ainda precisa de tempo para voltar a ser como antes. O tempo pode ser doloroso, mas quando se trata de sentimentos desfeitos, ele não é eterno.
Eu não vejo o por quê de um cara fazer isso, talvez ele não perceba o que está acontecendo, talvez na cabeça dele você já esqueceu tudo e voltou a ser a mesma garota de sempre, aquela amiga de sempre. Ou talvez, só talvez ele esteja confuso também e queira causar ciúmes, mas esse último fato não é bom para nenhum dos dois lados. Já pensou a bagunça que isso pode gerar? “Se você quer me causar ciúmes, porque não causa comigo ao seu lado, de mãos dadas?” É complicado, tem muito cara por aí que gosta de ver que tem alguma garota atrás dele. Não sei se esse é o tipo do seu, se ele faz o tipo amigo galinha. Se não, espero mesmo que essa fase de ciúmes, seja a fase inicial da aceitação do amor. Isso só quem pode saber, é você.
Mas assim que você perceber, realmente, o que está acontecendo, quando você ver que isso não está te fazendo bem, procure olhar para o lado, e veja as oportunidades que perdeu, esperando alguém que não te dá oportunidade.
Levante o rosto, coloque o sorriso que ele dizia ser lindo e seja verdadeira. Analise o quão bom ele já foi na sua vida e o quão ruim ele pode ser. Pense no que você está enfrentando e se pergunte se na verdade você está esperando um cara que era certo, ou se a ilusão da certeza foi imposta no meio das dúvidas de outras pessoas que, assim como ele, também poderiam ser certas. Entende? Existe muito mais do que “só uma amizade” na sua vida. Aliás, tenho certeza que existe um mundo de gente que assim como você, não queria ser só um amigo. Procure encontrar mais pessoas boas e mantenha aquela amizade fiel (no sentido de não ter mais amor) ao seu lado, para assim você poder manter o equilíbrio no seu coração.
Afinal de contas, se ele quer desse jeito, que seja. Mas procure ser mais do que ele quer, procure ser o que você quer e se pergunte se o que você quer, é realmente isso. Você quer manter uma amizade? Sim. Mas você quer sofrer por essa amizade? Não sei você, mas eu não iria querer, e iria tentar ao máximo ser feliz comigo mesma.