Hoje vamos montar um cartãozinho que se transforma em uma caixinha, muito fácil e fofo com a história dos pinguins, que fala sobre fidelidade, um ótimo tema para o dia dos namorados! Vem ver:
Para fazer você precisará de:
Molde:
Molde dos pinguins somente com a plaquinha:
Molde da plaquinha separada, caso precisem:
*Para salvar clique na imagem para abrir e depois salve-a em seu computador.
Se caso você não tiver papel decorado, use esse molde abaixo. Siga as instruções dele e comece o passo a passo na parte “Dobre todas as linhas verticais”.
*Para salvar clique na imagem para abrir e depois salve-a em seu computador.
Passo a passo:
Marque a peça principal onde indicado (vertical):
Horizontal:
Corte todas as linhas verticais até o meio da folha:
Retire essa abinha:
Dobre todas as linhas verticais:
Agora vamos colar:
Marque as duas pecinhas pequenas assim:
Cole na caixinha assim:
Agora cole todos os pinguins na posição que desejar:
Depois fure o molde em cima com o furador e passe a fitinha, escreva um recado e ponha dentro da caixinha (Sugestões de frases: “Eu amo você” “De: … Para: …” “Feliz dia dos namorados”)
Feche a caixinha enclinando-a com o dedo para o lado:
Levante todas as abinhas e ponha no envelope:
Imprima ou escreva a história dos pinguins, para acompanhar seu mimo.
História dos pinguins:
Entre os casais de pinguins existe a fidelidade, uma característica marcante. Na Antártida, em todo mês de março, centenas de pinguins fazem uma jornada de milhares de milhas de distância pelo continente a pé, enfrentando animais ferozes, temperaturas frias, ventos congelantes, através das águas profundas e traiçoeiras. Tudo para encontrar o amor verdadeiro. Os machos são os primeiros a chegar e logo encontram seu ninho, no mesmo local que foi ocupado no(s) ano(s) anterior(es). Mesmo com todo esse tempo e distância, eles sabem exatamente onde estão o seu ninho de amor.Os machos cuidam do ninho, preparando tudo para a chegada da fêmea. As fêmeas chegam aos poucos, muitas vezes um mês depois dos machos aproximadamente. Quando as fêmeas chegam, os machos cantam para serem encontrados por sua parceira. O encontro é comemorado com uma dança particular do casal. Quando um macho gosta de uma fêmea ele procura na praia toda pela pedra mais perfeita para se apresentar a ela. Quando finalmente acha, ele vai se balançando até ela e se apresenta com a pedra colocando-a nos pés dela, se ela aceitar, serão companheiros pela vida toda!
Abrindo a caixinha:
Basta empurrar para o lado:
E descer as abinhas:
Sobre os papéis: O papel decorado que eu usei se chama cartolina divertida, pode ser substituído por qualquer outro papel dobrável e também pelo molde disponibilizado a cima, pode ser impresso em papel sulfite ou outro de gramatura mais grossa (Ex.: Cartolina branca no tamanho A4, filipaper, papel cartão, etc), use preferencialmente com tons brancos, para que lembre neve, o lar dos pinguins. Os envelopes são os tradicionais no tamanho 16 x 11,5cm ( O mimo pronto e fechadinho totaliza o tamanho de 14 x 11 cm, cabendo perfeitamente no envelope).
P.S.: O “enfeite” nas bordas, eu fiz com furador de borda contínua!