No post passado falei sobre brigas nos relacionamentos e fiquei muito feliz com as perguntas, elogios e toda a repercussão que deu a postagem, mas confesso que também fiquei triste por alguns comentários. E não sei se vocês estenderam direito o objetivo principal daquele texto.
Quando eu pedi para vocês analisarem suas atitudes, não quis dizer que vocês não tinham atitudes ou estavam erradas nelas. Quis dizer para observarem se estão ou não fazendo algo errado que possa piorar o relacionamento de vocês, se não estão, é obvio que o errado é o parceiro. Quando falei para procurarem a razão, não era sobre a razão estar no outro e sim encontrar a razão em ambos, ambos se desculparem, ambos se aceitarem, ambos melhorarem.[clear]
Vi comentários do tipo “As amigas dele riram de mim e ele ao invés de me defender, defendeu elas”, “Eu faço tudo por ele, deixo a casa limpa e quando ele chega nada tá bom”, “Ele saiu com a ex e quando eu perguntei ele se estressou e terminou”. Primeiramente gostaria de perguntar uma coisa: Onde foi parar o amor próprio?
Agora parem de ler. Pensem. E se perguntem: Eu estou me dando valor?
E quando eu digo em se dar valor, não quero dizer sobre ser uma feminista de mão cheia (não que isso esteja errado, o feminismo de hoje foi a igualdade do passado), mas sobre encontrar o valor em suas atitudes.
Tudo bem. Já pensaram no seu valor? Ótimo. Agora quero que lêem essa listinha que preparei com muito amor próprio e própria (ou não) para vocês!
1 – O espelho é meu bom dia.
Sim sim sim! Nada de eu sou muito feia e não gosto de me olhar no espelho, se você se sente assim vem cá, me adiciona no facebook e vamos conversar sobre isso. Se você não se achar linda, não tem como se amar. Então a primeira coisa que você vai fazer quando acordar é se olhar no espelho e não se importar se o cabelo está bagunçado ou se sua cara de sono está horrível, quero que você se ame assim mesmo. Porque você é sim linda ao acordar e quem te amar, vai te amar desse jeitinho, pois é ele quem vai te ver toda manhã. Então comece se olhando no espelho, analise cada parte sua e se apaixone por seu reflexo a cada raiar do sol.
2 – Eu estou bem assim.
Quero lembrar um clichê que sempre vai existir em nossas vidas: A perfeição NÃO existe. Sabe aquela famosa que você viu no noticiário hoje? Na vida real ela tem celulite, usa muita maquiagem e já fez progressiva. Assim somo você antes de ir para uma festa. O que deixa ela perfeita é a televisão e as fotos cheia de edição que você vê pela internet e que pode muito bem usar em suas fotos no photoshop.
Ah Kézia, mas eu queria perder alguns quilinhos. Vai caminhar, correr, faz academia, mas por favor, não se ache feia ou pense que você nunca vai conseguir mudar. A mudança começa dentro de você.
3 – Se ele me ama é porque sou boa.
Ou você acha que ele estaria com você se não te achasse linda? É difícil achar que alguém nos ama pelo o que somos, mas é verdade. Ele ama seu sorriso, ama o jeito que o olha e por mais que ache que não, ele repara em cada detalhe desconhecido seu, detalhe que você nem mesmo pensou em ter. O namoro é a melhor época para se descobrir, porque o parceiro de tanto ficar conosco, nos observando, acaba analisando coisas que se não fosse por ele, nunca iríamos entender. Aí você encontra mais e mais qualidades que te deixam assim, perfeita do jeito que é.
4 – Chega de 3, 4, 5 chances.
Agora que você já sabe que é linda e que ele precisa sim te dar o devido valor já que te ama, não adianta mais cismar com 3 chances. Se ele fez uma vez, vai fazer de novo. Ele errou em mentir, você não gostou da mentira, mas mesmo assim perdoou ele, avisou, conversou, explicou tudinho e colocou as coisas no seu lugar. Pois ele foi lá e bagunçou tudo de novo e de novo e de novo e é sempre a mesma bagunça, no mesmo local. Ele ta pior que cachorro dentro de casa. O que mais falta fazer? Quando a bagunça é demais, ou você educa ou bota pra fora. Ele não pode pisar em você sempre que quiser e depois vir pedindo desculpas. Amor é bom, mas quando compartilhado. Desculpa não cura coração partido, ela é só um meio de dizer que a culpa não foi sua.
5 – Eu me valorizo demais para chorar!
E não desperdiço minhas noites com lágrimas. Isso é fundamental gente! Chorar por um cara é normal no amor, a gente ama, a gente não quer perder ele porque desistimos e entregamos tudo pra isso funcionar. Choramos, esquecemos e colocamos a culpa na TPM. Ok. Dias se passam e lá estamos nós de novo no travesseiro molhado, enxugando lágrimas que são passageiras em todos os nossos sonhos. Sonhos que tem planos em conjunto, histórias futuras e que nunca sairão dos pensamentos antes de dormir. Agora me digam, o que adianta sonhar se não for pra vivê-lo na realidade? Por que ainda abaixamos a cabeça quando ouvimos gritos? Desde quando grito é sinal de carinho? Pera, pera que isso está errado. EU ME VALORIZO e não vou deixar mais nenhuma lágrima escapar por alguém que não fez questão de notá-la.
Se chegaram até aqui gostaria de agradecer a paciência e espero que essa listinha rápida possa ajudar vocês a lidar com o que jamais entenderemos totalmente: Nós mesmas. Sei que não é dever deles nos entender, mas é nosso dever saber até onde podemos aguentar o desentendimento.