Muita gente tem vontade de morar junto ou ter o próprio cantinho, mas não faz ideia de como tirar esse sonho do papel e torná-lo realidade. Assumir as responsabilidades de um lar é uma decisão muito séria e planejamento é a alma do sucesso, vou listar as 3 etapas que passei antes de realizar tudo isso:
– Faça uma pesquisa do mercado imobiliário da sua região: Por mais incrível que pareça, a maioria das pessoas não sabe os valores dos apts/casa na sua cidade. Eu ficava muito perdida e levei um susto quando descobri os preços aqui no Rio, é bom ficar antenada também para não perder boas oportunidades. Se você não sabe NADA desse mundo, vá em uma imobiliária, converse com corretor, leia classificados, visite decorados, veja contratos de locação, descubra as opções de pagamentos, financiamentos e tudo mais. Bem vindo ao mundo dos “donos de uma casa”.
– Liste as primeiras compras e escolha a melhor opção de pagamento: Quando a ideia de ter uma casa começa a amadurecer, é normal querer sair comprando objetos de decoração, coisas de cozinha e todas as fofuras do mundo mas CALMA! Entenda quais são suas prioridades e não perca o foco, faça uma listinha com os preços e defina uma estratégia de pagamento. Aqui em casa nós compramos os eletrodomésticos, fogão, geladeira, microondas, ar condicionado e máquina de lavar (também notamos muita diferença de preço entre as lojas, por isso é legal pesquisar) à vista e parcelamos os móveis. De início compramos cama, sofá, mesa da sala e rack, depois disso só compramos uma estante, prateleiras e mesa para o escritório. Ainda falta muita coisa e muito espaço para preencher, mas isso não é nossa prioridade.
– Converse com seu parceiro: Aí você pergunta “Como assim, Mari?”. A grande questão aqui é conversar para resolver qualquer estresse do passado. Tem alguma coisa que vocês querem melhorar? Alguma mania chata que você odeia e não vai admitir na sua casa? Esse é o momento de colocar tudo em pratos limpos e acertar os pontos para uma boa convivência. Não deixe para tentar resolver quando aquilo se tornar uma rotina na casa nova. Meu namorado e eu combinamos de evitar briguinhas bobas e ter mais paciência para aguentar os dias ruins.
Não sei se isso tudo pareceu meio óbvio, mas tenha certeza que seguindo essas etapas tudo vai dar certo e não vocês não terão problemas financeiros e muito menos na vida a dois! Qualquer dúvida, deixe um recadinho que eu leio tudo.