Morar junto custa menos do que você imagina | Namorada Criativa - Por Chaiene Morais
Morando Junto

Morar junto custa menos do que você imagina

Antes de morar junto nós imaginávamos que para manter uma casa era necessário rios de dinheiro. Quando começamos a pesquisar sobre o tema foram tantas opiniões e tantos cifrões que chegamos a desanimar.
Mas calma, não é bem assim…
Nosso maior medo era abraçar o mundo com as mãos e sofrer com problemas financeiros, acho que por isso demoramos tanto tempo para tomar essa decisão. Hoje eu sei que fizemos no momento certo!
Como todo mundo já imagina, a pior parte é COMPRAR/ALUGAR o apê. É muito importante ter o controle desse gasto. Não adianta querer morar em um palácio e não conseguir sustentar.
O nosso apê é próprio e isso é uma folga no nosso orçamento, mas o condomínio é uma faca no coração.
Aqui em casa somos nós + nosso bulldog francês e passamos a maior parte do tempo na rua.
Antigamente meu namorido achava que gastaríamos um valor em compras de mercado, mas a verdade é que não gastamos nem metade disso. Aos poucos vocês vão se ajustando e saberão o que vale a pena comprar. No começo nossa comida estragava na geladeira porque não tínhamos noção de quantidade.
É claro que cada casa é um caso!
Mas quero dar uma ideia geral (para quem não tem a menor noção) de como é morar com o namorado.
Os principais gastos da casa são:
– Luz: No calor fica caro por causa do ar condicionado.
– Água: Vem no condomíno.
– Gás: Muito barato.
– TV a cabo: Depende do plano.
– Internet + telefone: Hoje em dia muitas empresas oferecem pacotes com os serviços juntos. Vale a pena pesquisar os preços.
 – Supermercado: É o nosso maior gasto, mas ainda bem menor do que imaginávamos.
– Carro: Gasolina é amor e ódio.
Tirando isso ainda tem as contas com nosso filhote, noitadas, plano de saúde, faxina e manutenção.
É a primeira vez que escrevo sobre dinheiro e é uma ideia bem superficial. Meu foco é mostrar para quem pretende morar com namorado que as contas da casa não são um bicho-de-sete-cabeças. Organizem suas despesas e não vai ter como dar errado. Com amor e planejamento tudo fica perfeito.
Se vocês gostarem posso falar mais sobre esse tema.
Beijos nossos.
* Muito mais no Morando Junto.
Mais dicaspara você!
Morando Junto: Comprar ou Alugar um imóvel?
Animal de estimação: Ter ou Não ter?
Meu namoro esfriou, e agora?


  • Ananda Bizzotto 26 de setembro de 2014

    Oie.. Amo o site de vcs meninas.. gosto mto da temática e da abordagem e acho super válido o fato de falar sobre finanças.. pra quem vai casar (talvez seja meu caso) rsrs (não vou morrer solteira) kkkk
    mas sério é mto legal ler experiências de quem já passa pelo assunto.. por exemplo a compra de algo importante pros dois.. como planejar viagens.. como não se endividar e etc..

  • Mari 30 de abril de 2015

    Gostaria de saber se 1 só trabalhando consegue manter ou os 2 é melhor porque ajuda caso precisar .-. Quero resposta p Mail pfffff

  • Stéphanie 08 de dezembro de 2016

    Obrigada pelas dicas! Fale mais sobre isso em outros posts. Eu e meu namorado estamos planejando de morar juntos mas ainda temos alguns medos iguais esses ai…

  • Ana Claudia 12 de setembro de 2018

    Oi!! Me ajuda com conselhos por favor.
    Eu ganho 1500 e ele 1300. Os salários são muito baixos mas queremos mto morar juntos e infelizmente na nossa profissão não dá pra ganhar mto mais que isso. É possível manter uma casa com esse salário??

  • Vinicius 01 de julho de 2020

    Oi’ Vou começar a morar junto agr e n sei bem como dar início, o relacionamento é bom a gente se entende bem, mais acho q é porque n moramos juntos ainda, quero conselhos de alguém com uma esperiençia maior no assunto.