Por que gostamos de quem gostamos? | Namorada Criativa - Por Chaiene Morais
Crônicas

Por que gostamos de quem gostamos?

tumblr_nillmfpDCZ1qhky7do1_1280

“Quem eu quero não gosta de mim e quem gosta de mim eu não quero”. Certamente você já deve ter repetido esta frase milhares de vezes enquanto pensava como a vida era injusta por te fazer gostar de quem não gosta de você, ao invés de gostar de quem gosta de você também. Em algum momento da vida, geralmente aquele em que a gente acaba de levar um fora, nos perguntamos “Por que gostamos de quem gostamos?”.

Apesar da explicação romântica que envolve um coração que quer fugir do peito e borboletas que dançam no seu estômago, a ciência pode explicar isso de uma maneira nada simpática, por assim dizer. Ocorre que nos esquecemos que apesar de toda a evolução, fala e razão, que convenhamos não foi dada a todos, somos simples animais. É isso mesmo! Animais que agem por instinto e que só pensam que estão sobre o controle da situação. A gente costuma dizer: “Eu gosto dele porque ele é lindo, engraçado, inteligente e temos gostos parecidos”. Mas quantas pessoas lindas, engraçadas, inteligentes e com gostos parecidos com os seus, você encontrou ao longo da vida? Mas você não gostou de todas elas, gostou? Muito pelo contrário, geralmente a gente encontra uma pessoa exatamente deste jeito e se chicoteia por não gostar dela.

A ciência explica que assim como seu animalzinho, você fareja o que seria a pessoa ideal. Uma pesquisa revela que mulheres se sentem atraídas por homens que tenham o sistema imunológico bem diferente que o dela, assim a procriação se daria de forma mais eficiente. Já outra pesquisa revela que as mulheres não medem o parceiro ideal pelas características físicas, elas querem saber se ele é um bom partido. Matemática pura. Nada de romantismo.

Será? Eu não sei, mas só isso explica porque a gente encontra um cara alto, lindo, saído de um livro de contos de fadas, bem humorado, inteligente e quando beija o dito cujo… nada! A gente diz que o beijo não bate, o cara não tem pegada, a voz dele é fina ou simplesmente que a química não bateu. A gente tenta porque o cara mais parece que caiu do céu, ainda sim, não rola. Nessas horas eu penso: Se a coisa se dá pelo olfato, um bom descongestionante resolveria todos os nossos problemas?

Nem a ciência consegue explicar por que diabos você ainda gosta daquele idiota que quebrou seu coração em pedaços, ao invés de aceitar o convite daquele príncipe que surgiu em sua vida como num passe de mágica. Diante disso, eu só tenho uma coisa para dizer: “Porra ciência! Porra coração! Vocês se resolvem aí porque não tá fácil não!”

E você, já cruzou com um príncipe num cavalo branco ou quem sabe uma princesa, mas ficou empacada(o) no meio do caminho e não conseguiu seguir em frente?

Mais dicaspara você!
O melhor filme de todos
O que eu gosto em você
Amor requer discussão e não brigas